O Maracanã

Cenário dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro o Maracanã já recebeu também momentos históricos do futebol internacional. Fatos monumentais, como o milésimo gol do Rei Pelé, em 1969, também aconteceram nos gramados do templo do futebol brasileiro.

Inaugurado em 16 de junho de 1950, já recebeu jogos da Copa do Mundo daquele ano e algumas partidas do Mundial de 2014, incluindo a grande final. Também sediou jogos da Copa das Confederações de 2013, cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e,  mais recentemente, dos Jogos Olímpicos em 2016 e Copa América em 2019. Além de competições esportivas, o Maracanã já foi palco de importantes eventos, como shows de Madonna, Rolling Stones por 2 vezes , Paul McCartney, Tina Turner , Foo Fighters , Coldplay e missas campais do então Papa João Paulo II, em 1980 e 1997.

O Maracanã passou por uma grande reforma para a copa do mundo de 2014 e atualmente tem capacidade para 78.838 torcedores. O estadio foi modernizado e hoje preenche quesitos internacionais de segurança, logística e sustentabilidade.  Novos bares e lanchonetes dão mais conforto para o público, que conta ainda com cadeiras retráteis divididas por cores e produzidas com materiais certificados, como garrafas PET. Dividido em cinco níveis e nos setores norte, sul, leste e oeste, o Maracanã aposta em divisões para facilitar o acesso e localização dos torcedores. Portão, setor, bloco, nível, fila e cadeira são as subdivisões que permitirão ao torcedor localizar seu lugar com maior segurança e conforto. Há ainda assentos para obesos, área reservada para pessoas com necessidades especiais e piso tátil para deficientes visuais.